sábado, 14 de julho de 2012

Sustentabilidade: um fato irreversível para as empresas

A sustentabilidade corporativa já não pode mais ser ignorada pelas empresas que se preocupam com seu lucro. O desenvolvimento sustentável indica que as empresas devem atender necessidades do presente -lucratividade- sem comprometer a capacidade da geração do futuro.

O Bradesco por exemplo é pautado por diversos indicadores de material plástico reciclado, cartões com foco socioambiental mantidos em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, Fundação Amazonas Sustentável (FAS), onde parte da anuidade destes cartões é repassada a projetos específicos dessas entidades. Essa é uma das dezenas de ações praticadas pelo banco Bradesco em todo o País. Em todas as agências, os cartões de débito e crédito são feitos com plástico PET. 


O banco possui iniciativas, que têm por objetivo gerar resultados positivos para a sociedade. De acordo com a gerente, o plano diretor, desenvolvido pelo grupo de trabalho da Ecoeficiência, visa a estabelecer uma estrutura de gestão ambiental alinhada aos negócios. Das ações desse programa, destacam-se o redesenho dos envelopes de depósito, com o objetivo de reciclar o material. Em 2011, foram reciclados aproximadamente 300 mil quilos desse material, além da substituição do PVC pelo PVC reciclado para os crachás dos funcionários. Além disso, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, foram plantadas mais de 30 milhões de mudas de árvores nativas, o equivalente à recuperação de 18.421 hectares.


Isto demonstra a realidade, que já não pode mais ser ignorada pelas empresas que querem ter um papel importante dentro da comunidade e com isto trazer lucros. Demonstra a viabilidade do lucro que agrega valor e ajuda no desenvolvimento de um Brasil sustentável. Estas empresas indubitavelmente são bem mais vistas pelo público consumidor e sociedade como um todo.O profissional ou empresário, deve estar atento às consequências de seu comportamento empresarial, social ( como pessoa na comunidade) de modo a garantir o equilíbrio entre o capital monetário, o capital social e o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário